DIEESE: Creches do RS atendem apenas 32,4% das crianças de zero a três anos

Compartilhe: Facebook Twitter Google+



O levantamento divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do RS (DIEESE RS) aponta que dois terços das crianças de zero a três anos não têm acesso à creche no Estado. O estudo mostra que o Rio Grande do Sul está longe de atingir a meta prevista no Plano Nacional de Educação.

Em 2017, a taxa de atendimento por creches, de crianças entre 0 e 3 anos era de 32,4%. Entre aqueles que possuíam 4 e 5 anos, a taxa de atendimento por pré-escola era de 88,4%, incluídas as matrículas em instituições privadas. Considerando somente vagas oferecidas por instituições federais, estaduais ou municipais, a taxa de atendimento seria significativamente inferior: de 19,9% nas creches e 63,1% na pré-escola.

Diante desse cenário, agravado pela EC 95 do Teto dos gastos e, portanto, com maior restrição de aumento de investimento no âmbito público, o DIEESE sugere às instituições de representação dos trabalhadores que suas negociações coletivas assegurem o direito a creche.

Confira o informe completo


Arquivos para Download

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Rua Vicente da Fontoura, 1262/203
Rio Branco - Porto Alegre/RS.

Telefone: (51) 3235-2265

E-mail: feteesul@feteesul.org.br