FeteeSul vai ao Uruguai participar da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo

Compartilhe: Facebook Twitter Google+



Movimentos sociais e sindicais de toda a América se reúnem, entre os dias 16 e 18 de novembro, na capital uruguaia, para participar da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo. O encontro tem o objetivo de construir espaços de resistência frente à atual ofensiva das forças liberais e conservadoras no continente, construindo uma agenda comum em defesa da democracia, da soberania e da integração dos povos.

Organizado a partir de quatro eixos centrais – Democracia, Integração, Neoliberalismo e Tratados de Livre Comércio - , a expectativa é que o encontro conflua cerca de 5 mil pessoas das mais diversas organizações e movimentos sociais dos países das Américas. Diversas organizações brasileiras vão participar da jornada, entre as quais está a FeteeSul.

Unir a América em defesa do povo e da soberania

A jornada vem sendo construída desde 2016, quando foi celebrado os 10 anos de derrota da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), acordo econômico que privilegiaria os Estados Unidos. Nessa ocasião, movimentos sociais e sindicais de diversos países latino-americanos e do Caribe compreenderam como necessária uma organização a nível continental contra a nova onda liberal e conservadora que ameaça direitos dos trabalhadores e a soberania nacional das nações. Uma série de golpes atingem países da região, a exemplo do que ocorreu no Haiti (2004), Honduras (2009), Paraguai (2012) e Brasil (2016), onde o poder econômico atua para fazer desmoronar governos legitimamente eleitos e que representem qualquer entrave ao poderio imperialista dos EUA e seus aliados. 

O secretário de Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável da CSA (Confederação Sindical das Américas), Rafael Freire, afirma que “o Brasil, ao inserir suas lutas sociais dentro de um marco mais geral da Jornada Continental, contribui para uma resposta regional a um problema regional. Portanto, os brasileiros e brasileiros, lutadores e lutadoras sociais, quando lançam a Jornada e relacionam sua luta nacional a uma luta continental, estão contribuindo para resistirmos e para passarmos a uma ofensiva contra essa onda neoliberal.

FeteeSul na jornada

Desde os anos 90, quando a luta contra a Alca estava na pauta dos movimentos sociais e sindicais, a FeteeSul busca fomentar a democracia através do fortalecimento da unidade dos povos e da classe trabalhadora. É nesse sentido que se dará  participação da entidade na Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo, com o compromisso de aprimorar a democracia, valorizar a educação e criar laços de colaboração com entidades de outros países.

Para o coordenador-geral da FeteeSul, Celso Woyciechowski, a democracia é a principal arma dos povos na busca da soberania e construção de mais justiça social. "Para fortalecê-la, as organizações sindicais e movimentos sociais precisam estar muito engajados. Na década de 90, os povos se uniram contra a opressão dos grandes capitais. Hoje, mais do que nunca, temos novamente a necessidade dessa união contra neoliberalismo, que voltou a atuar com força, especialmente nos países em desenvolvimento. As nações ricas querem a globalização, mas querem globalizar apenas a exploração, e não as riquezas", reflete.

A luta pela educação tem papel fundamental na conscientização e educação dos povos e será um dos temas debatidos no encontro. Para a FeteeSul, valorizar o conhecimento é fundamental para se discutir democracia e neoliberalismo. "Precisamos olhar para a história e ver o que aconteceu quando os processos não foram democráticos e quando o neoliberalismo tomou conta da economia em diversos países. Não faltam exemplos de como os povos sofrem com com a renúncia da democracia e a implementação de políticas econômicas injustas e desequilibradas. Isso leva a um esfacelamento da sociedade," conclui Woyciechowski.

Para informações sobre inscrições e programação do Encontro de Montevidéu, visitar o site: http://jornadacontinental.org/

Para informações sobre o processo de construção da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo: https://seguimosenlucha.wordpress.com/

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Rua Vicente da Fontoura, 1262/203
Rio Branco - Porto Alegre/RS.

Telefone: (51) 3235-2265

E-mail: feteesul@feteesul.org.br